CASOS DE REFERÊNCIA

Cockpit de Gestão Operacional

Cliente: Uma das 10 maiores operações de seguros em automóvel e ramos elementares.
Desafio: Disponibilizar para os gestores o status dos indicadores de gestão das diversas operações da Companhia, de acordo os limites estabelecidos, com alta capacidade de sumarização e granulação para drill down em toda a estrutura corporativa.

Foi desenvolvido contemplando três frentes de trabalho:

1) Elaboração do conjunto de indicadores das operações da Companhia, com as devidas caracterizações individualizadas (responsável, fórmula de cálculo, frequência, limites, níveis de alertas, ações corretivas de recuperação), estrutura de hierarquia dos indicadores;

2) Especificação de modelo de dados compatível com as operações e nível de granularidade requerida;

3) Concepção e especificação das interfaces de apresentação e navegabilidade do cockpit.


Após a aprovação do novo modelo, coordenamos sua implantação, incluindo a gestão da mudança, o treinamento das equipes envolvidas e a operação assistida pós-implementação.

Benefícios:

  • Disponibilização diária das informações necessárias para a tomada de decisão, com: 1) Dashboards de indicadores com segregação de acesso por função/nível hierárquico e capacidade de drill down; 2) Gestão de resultado por indicador, com disparo de alertas e follow up de ações aplicadas em anormalidades; 3) Simulação de Resultado em toda a cadeia de indicadores, por aplicação de ajuste em determinada rubrica.
  • Recuperação de investimento com adoção de ferramentas de banco de dados e BI, adquiridos para projetos anteriores.
  • Desenvolvimento e implantação com transferência de conhecimento para equipe interna, reduzindo custo de sustentação futura.
'