CASOS DE REFERÊNCIA

Estruturação do Sistema de Controles Internos

Cliente: Uma das 10 maiores operações de seguros em automóvel e ramos elementares.
Desafio: Disponibilizar para os gestores o status dos indicadores de gestão das diversas operações da Companhia, de acordo os limites estabelecidos, com alta capacidade de sumarização e granulação para drill down em toda a estrutura corporativa.

A partir do conhecimento do modelo de governança, da estrutura organizacional e as responsabilidades de cada uma das áreas da empresa, necessários para elaboração dos elementos básicos do para elaboração do manual de Organização.

De acordo com a metodologia CONTROL, na sequencia foi elaborada e aprovada a Política de conformidade, permitiu elaborar o Manual de Controles Internos, estabelecer o Sistema de Controles Internos da empresa, com a especificação dos processos e rotinas para implantação da área de Controles Internos.

A partir daí foram elaboradas ou validadas as políticas corporativas indicadas como mandatórias para atendimento às regulamentações SUSEP, tais como:

  • Subscrição de riscos;
  • Retrocessão;
  • Alçadas;
  • Prevenção contra fraudes;
  • Prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo;
  • Acompanhamento das operações com pessoas politicamente expostas-ppe’s;
  • Código de ética;
  • Investimentos de recursos; e
  • Tecnologia.   

Com a parte estrutural do Sistema de Controles Internos já implantada, passamos para o levantamento/elaboração dos procedimentos operacionais, adicionando as informações complementares, de uso e acesso ao material elaborado, de forma a permitir completude dos instrumentos de gestão de Controles Internos/Compliance.

A implantação em toda a empresa se deu através da realização de workshops para o treinamento e conscientização dos colaboradores.

Benefícios:

Além do Sistema de Controles Internos estar totalmente integrada à Governança Corporativa, a empresa ficar em plena conformidade com a regulamentação em vigor e também estará pronta para a implementação das estruturas de Gestão de Riscos e da Base de Dados de Perda Operacional.

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